Exames
- Início
- Exames
O exame físico ginecológico é o primeiro exame realizado no consultório logo depois que o médico faz a anamnese. Esse exame ginecológico consiste em uma avaliação do corpo da mulher por completo, como:
- Apalpação das mamas;
- Análise das axilas;
- Abdômen;
- Avaliação da parte ginecológica;
- Tireóide.
O papanicolau é um dos exames ginecológicos de rotina mais importantes que uma mulher deve fazer. Ele é responsável por prevenir o câncer de colo de útero e vaginal e, por isso, é também conhecido como exame preventivo.
Para realizar a ultrassonografia transvaginal, é introduzido um transdutor que passa pela vagina até chegar no colo do útero. É um exame vaginal que previne doenças ao detectar lesões e outras formações no útero.
A colposcopia é um exame capaz de identificar lesões benignas, pré-malignas e malignas. Com o exame é possível analisar os tecidos do Trato Genital Feminino com clareza, a fim de diagnosticar precocemente possíveis complicações.
O exame de histeroscopia diagnóstica é indicado para avaliação e tratamento de condições uterinas que dificultam a gravidez, tais como:
- aderências (sinéquias);
- processos infecciosos (endometrites);
- pólipos (pequenos tumores benignos do endométrio);
- malformações da cavidade uterina (útero bicorno, didelfo e septado);
- miomas submucosos (que se projetam para dentro da cavidade uterina).
Este exame é efetuado através de um aparelho (histeroscópio), que permite observar a vagina, o canal cervical (colo do útero) e a cavidade uterina, através de uma câmara (videohisteroscopia). Assim, a histeroscopia diagnóstica é um exame de imagem que permite fazer o diagnóstico clínico de algumas patologias (doenças) do útero sem necessidade de realizar qualquer incisão cirúrgica (cicatriz).
Você já fez o seu preventivo esse ano?
Nossa missão é oferecer saúde de qualidade para todas as mulheres e suas famílias.